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Saúde

DELEITES (LEITES) VEGETAIS E SUCO VERDE

        SEMENTES GERMINADAS

O processo de germinação contribui para que grãos e sementes potencializem seus nutrientes, e se transformem em alimentos de maior qualidade nutricional, oferecendo também maior biodisponibilidade (habilidade efetiva do corpo em digerir e absorver nutrientes).

       Tempo de Germinação

Alfafa: após três a quatro dias.
Arroz:após quatro a cinco dias.
Feijão azuki:após quatro a cinco dias.
Gergelim: após dois a três dias.
Girassol sem casca: logo que amolecer com a água.
Lentilha: após três a quatro dias.
Trigo: após dois a quatro dias.

        SUCO VERDE

        Beneficios:

Auxilia na desintoxicação
Rico em vitaminas e minerais
Antioxidantes
Regenerador
Hidratante
Aminoácidos biodisponíveis (fornece o necessário para a síntese de qualquer proteína que o corpo necessite)
Oxigenação do sangue (letal para bactérias, fungos, tumores e células cancerosas – ambientes anaeróbios)
Fortalecedor do Sistema imunológico

FOLHAS VERDES: Ricas em fibras, clorofila e muitos nutrientes são a estrla do suco. Escolha a sua preferida e procure variar ao longo dos dias: Agrião, alface, salsinha, espinafre, couve, hortelã, rúcula, etc...
FRUTAS E ITENS QUE ADOÇAM: Aqui vale usar a criatividade e incluir frutas e legumes. Vão deixar o suco doce, mascaram o sabor das folhas: laranja, morango, acerola, abacaxi, cenoura, beterraba, mamão, melão, etc...
TERMOGÊNICOS E ITENS QUE VÃO DAR MAIOR VALOR NUTRICIONAL AO SUCO: Aqui é a vez dos extras! Aproveite, o suco mistura tudo, e incorpore alimentos que vão trazer mais benefícios á sua saúde! Tem intestino preso? Aposte em fibras. Quer emagrecer? Coloque termogênicos e dê um gás no metabolismo. Quer definição muscular? Coloque proteína. Pele, cabelo e unha? Colágeno.

       BENEFÍCIO DOS DELEITES VEGETAIS

Não contêm lactose
Baixo teor de gorduras;
Alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas para o coração;
Alto teor de vitaminas B;
Relação equilibrada entre o sódio e o potássio;
São perfeitos para pessoas que realizam o processo digestivo lentamente, que apresentam problemas de prisão de ventre, cólon irritável.

       Deleite de amêndoas

É digestivo;
Benéfico para pessoas anêmicas, fracas, com problemas hepáticos ou desnutridas;
Benéfico para o cérebro e os músculos, por seu alto teor de potássio;
Previne a osteoporose;
As amêndoas ajudam a reduzir o colesterol ruim;
Seu alto teor de fibras é ideal para quem tem prisão de ventre. Além disso, também contribui para diminuir o risco de câncer de cólon;
Alto teor de magnésio, cálcio, ferro e vitamina E.

       Deleite de arroz

O leite de arroz não deve ser confundindo com a “água de arroz”, usada normalmente quando sofremos de diarreia. Este leite é feito a partir dos grãos do arroz frescos, moídos, cozidos e fermentados.
É uma bebida leve e doce, que não contém glúten;
Boa digestão;
Relaxante
Seu teor em triptofano e vitaminas do grupo B tornam esta bebida chamada “semente da serenidade”, já que estas substâncias são adequadas para obter energia e equilíbrio no sistema nervoso;
Possui propriedades depurativas e hipotensoras;
É ideal também para controlar o peso.

       Deleite de Amendoim

O amendoim é boa fonte de proteína e tem altos níveis de fibras e ácidos graxos monoinsaturados. Ele também fornece nutrientes como magnésio, folato, vitamina E e cobre – indispensáveis ao bom funcionamento cardiovascular.
Outra virtude do amendoim é ter uma dose elevada de vitaminas do complexo B e do aminoácido arginina, que melhoram a circulação do sangue, além de apresentar grande quantidade de vitamina E, matéria-prima dos hormônios sexuais.

Como Preparar Deleites Vegetais:

Deleite de Soja:
Meça uma xícara de grãos de soja. Para dar um choque térmico e evitar sabor desagradável, deixe os grãos cozinharem em água fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em água fria. Deixe os de molho em recipiente de vidro ou cerâmica de 4 a 8 horas. Passado esse período, lave-os e vata-os no liquidificador em uma proporção de 5 xícaras de água filtrada para cada xícara de gão de soja hidratado. Após bem batidos coe-os com um pano de algodão reservado especialmente para isso (uma fronha pequena funciona bem). Esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 mim. em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite não transborde da panela. Para dar mais sabor ao leite pode adicionar um pouco de baunilha, canela ou cravo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias.

Deleite de Amendoim:
Leve 4 copos de água para ferver (se desejar um leite bem encorpado, adicione uma colher de aveia e deixe ferver por 3 minutos). Bata bem no liquidificador, junto com 1 xícara cheia de amendoins torrados e sem sal. Coe.

Deleite de Alpiste:
Coloque cinco colheres de alpiste em um copo com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Escoe a água e substitua por um litro de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Gergelim:
Coloque 1/2 xícara de gergelins crus de molho em um copo de água de 40 mim. a 1 hora. Descarte a água do molho, adicione 2 copos de água e bata bem no liquidificador. Coe.

Deleite de Aveia:
Coloque uma xícara de aveia em pó e duas xícaras de água e bata no liquidificador. Se preferir, coe. Este leite também serve para substituir creme de leite em receitas que vão ao forno, basta acrescentar uma quantidade maior de aveita para que o leite fique mais cremoso.

Deleite de Coco:
Retire a água de um coco seco e quebre-o. Leve ao forno por alguns minutos, isso irá fazer com que a polpa se desgrude da casca mais facilmente. Retire a polpa e bata no liquidificador com 900ml de água. Coe com um pano de algodão. Use a polpa que sobrar no pano para fazer receitas que levem coco ralado.

Deleite de Girasol:
Coloque uma xícara de sementes de girassol sem a casca de moplho de um dia para o outro (8 horas). Lave-os com água corrente e bata-os em liquidificador com 4 copos de água filtrada. Coar é opcional.

Deleite de Inhame:
Descasque 1 inhame japonês pequeno e bata no liquidificador com uma xícara de água. Coe em pano de algodão.

Deleite de Linhaça:
Para preparar 1 copo de leite, meça 2 colheres de sopa de linhaça para cada copo de leite que irá preparar (para crinaças, utilize apenas 1 colher de sobremesa para cada copo); lave os grãos em uma peneira, cubra-os com água e deixe de molho em um recipiente de cidro ou cerâmica, idealmente entre 2 a 4 horas. Após este período, bata os bem no liquidificador com um copo de água filtrada e coe-os em uma peneira.

Deleite de Castanha:
Deixe as castanhas de molho na água por várias horas ou de um dia para o outro. A proporção é 1 xicará de castanhas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Deleite de Amêndoas:
Deixe as amêndoas de molho na água por várias horas. A proporção é 1 xícara de amêndoas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Deleite de Quinoa:
Em uma panela adicione 4 colheres de gráos de Quinoa e um litro de água. Espere até que a água ferva e então, descarte-a mantendo apenas os grãos (isso é necessário para retirar uma resina de sabor amargo presente na Quinoa), em seguida adicione mais 1 litro de água filtrada e deixe cozinhar por aproximadamente 25 mim. Bata os no liquidificador, coá-los é opsional. Conserve em geladeira.

Nutricionista Márcia Horos







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