JULIO ENRIQUE SOSA PRIETO

A história de Julio com a massagem se iniciou a trinta anos atrás, ainda no Uruguai. Quando tinha apenas treze anos, em 1975, seu pai caiu doente, com fortes dores lombares e nas duas pernas. As dores só pioravam com o tempo e teve de ser hospitalizado. Os médicos diagnosticaram câncer sem, no entanto, dizerem como, onde ou por que. Foi um tio do pai de Julio, Dr. José Pedro Cardoso Etcheverry, médico psiquiatra, quem matou a charada: lumbago. Ou lombalgia, como se diz atualmente. Sugeriu que se mentisse aos médicos e enfermeiras do hospital sobre a dor, dizendo que ela passara, que estava tudo bem, para que pudesse ir para casa. Então, depois que o sobrinho voltou para casa, o Dr. José Pedro ensinou a Julio as técnicas que deveria usar para cuidar de seu pai. Deveria aplicar-lhe massagem primeiro nas pernas para aliviar a dor, depois na região lombar para resolver o problema aos poucos. Julio passou a dormir no quarto do pai. Quando este acordava quase gritando de dor, lá ia ele, seguindo os conselhos do Dr. José Pedro. Primeiro as pernas, depois a lombar. Em pouco tempo a dor foi diminuindo e as crises ficando esparsas. Um dia o pai levantou e voltou a andar, ainda apoiado por duas pessoas. Progressivamente, a situação foi se alterando. Passou a caminhar com o apoio de uma única pessoa e por fim voltou a caminhar sozinho. Estava curado do "câncer". Ainda viveu muitos anos depois disso. Aos 19 anos, em 1981, Julio teve o primeiro contato com a quiropraxia. Um amigo marinheiro, que viajava em um navio mercante grego, levou para o Uruguai um colega de navio, um norueguês que sabia tudo de "estalar" a coluna. Organizaram um curso de Técnicas de Quiropraxia e o amigo marinheiro ficava traduzindo o que o norueguês falava em inglês. A didática era primária, mas as informações valiosas. Aos 21 anos de idade, Julio veio embora para Porto Alegre. Eram anos difíceis, ainda estávamos saindo de uma ditadura, e ele demorou mais do que previra para conseguir legalizar-se no país. Nesse meio tempo atendia uma ou outra pessoa e fazia vários tipos de trabalho para sobreviver. Quando, em 1990, finalmente conseguiu o visto permanente, resolveu fazer cursos para legalizar sua situação profissional. De lá para cá, nunca parou de estudar.

• 1993 - Curso de Massagem - Porto Alegre
• 1994 - Algias da Coluna Vertebral - PUC - Porto Alegre
• 1994 - Do-In - Porto Alegre
• 1994 - Reflexologia dos Pés - Porto Alegre
• 1998 - Orientação à reeducação da col. vertebral - Fundação ERGUN
• 1998 a 2001 - Medicina Tradicional Chinesa - Escola Neijing - Uruguai
• 2002 - Doenças degenerativas e dores da coluna lombar - AMRIGS
• 2012 - Formação de Acupuntura Chinesa Avançada, pelo Departamento de TCM da faculdade de medicina da Xiamen University da República Popular da China

OUTROS
• 1994 - Participou do 1° Fórum de debate sobre saúde no esporte do Rio Grande do Sul - Hospital de Clínicas de Porto Alegre
• 1995 - Curso de Polaridade - Fluxos de Energia
• 1996 - Participou do 1° Congresso Brasileiro de Massoterapia - A saúde pelo toque - Joinvile - SC

PALESTRANTE
• 2000 - 1° Seminário dos massagistas estéticos, terapêuticos, desportivos e afins do Rio Grande do Sul - APROMARS
• 2001 - 2° Seminário dos massagistas estéticos, terapêuticos, desportivos e afins do Rio Grande do Sul - APROMARS
• 2001 - 3° Seminário dos massagistas estéticos, terapêuticos, desportivos e afins do Rio Grande do Sul - APROMARS
• 2002 - 14° Workshop da beleza e 14° Fepest 2002 - ASSEMAERS e APROMARS
• 2002 - Comissão Permanente de Pesquisa e Avaliação Física (COPPAFI) da Brigada Militar, para Oficiais e Praças, com o tema Quiropraxia
• 2002 - 5° Seminário dos massagistas estéticos, terapêuticos, desportivos e afins do Rio Grande do Sul - APROMARS
• 2002 - 1° Seminário da Escola Shantala - No Caminho do Equilíbrio e a Saúde
• 2003 - 2° Seminário da Escola Shantala - No Resgate da Medicina e Tradição Milenar
• 2004 - 3° Seminário da Escola Shantala - Paz, Equilíbrio e Harmonia como Caminho de Saúde e Fonte de Vida
• 2004 - Principais problemas da coluna vertebral e possíveis tratamentos - Promovido pela OSICOM (Obra Social Imaculado Coração de Maria)
• 2005 - 3° Edição do Festbeleza - Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael - Porto Alegre
• 2007 - Palestra Medicina Tradicional Chinesa - Realizado na Casa de Covivência Santa Clara - Porto Alegre
• 2012 - Palestra sobre os benefícios da massagem como método preventivo e curativo - Hospital Vila Nova - Porto Alegre
• 2013 - Dinâmica de Medicina Tradional Chinesa - 4° Seminário da Escola Shantala
• 2015 - Palestra sobre Medicina Tradicional Chinesa - 5° Seminário da Escola Shantala
Atualmente, Julio é diretor da Escola Shantala, cargo que ocupa desde sua fundação em 1995, e ministra aulas nos cursos de Massagem, Quiropraxia e Medicina Tradicional Chinesa.
Também é coordenador e orientador do Grupo Qi, grupo de estudos e pesquisas em Medicina Tradicional Chinesa, desde sua criação em 2003.